segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vamos falar de Deus ?

O post a seguir é baseado nas minhas vivencias e experiências, quero deixar bem claro que acredito em Deus mas acima de tudo as palavras que você esta prestes a ler são minhas opiniões sobre Deus, tentarei resumir o que penso a seguir, os comentários estão abertos a todos que desejam discutir o assunto. Boa Leitura

Desde a minha origem, fui criado sobre as doutrinas da religião, Mãe e Avós Testemunhas de Jeová, sempre freqüentei o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová (assim intitulam os seus locais de reuniões).
Como quase toda criança, o futebol na rua e as brincadeiras me chamavam mais atenção e minha presença nas reuniões passavam a ser forçadas.
A medida que crescia começava a me sentir desconfortável naquele lugar mas temia a punição de meus pais ou até mesmo a de Deus. Recordo-me de um dia em que fui convidado para uma festa de aniversario a qual não pude participar, pois todo Testemunha de Jeová tem como proibição a comemoração de aniversários entre outros eventos. E assim começaram meus questionamentos.
Conforme o tempo passava comecei a discordar das palavras da bíblia e dos religiosos, e sempre que discordava de algo segundo meu avô, dito por Deus, logo escutava frases como:
"Deus vai te castigar" ou "Jeová vai por seu nome no rolo (livro) da morte”. Confesso que sentia muito medo mesmo e sempre que minha mente se enchia de idéias digamos assim, liberais, logo eu me encontrava de cabeça baixa suplicando perdão por tais pensamentos. Somos seres imperfeitos, pecadores e limitados, em uma passagem de aprendizado, portanto vos pergunto: Pode um Deus denominado Deus do Amor vos castigar por tua ignorância e cede da verdade ?
E assim é em muitas religiões, apenas faça e não questione.
A origem entre o bem e o mal é protagonizada por Jeová Deus e Lúcifer o Diabo, ambos, seres celestiais dotados de grandeza espiritual, Deus o mais poderoso e o Diabo o mais sábio. A bíblia relata Lúcifer como anjo invejoso com cede de poder ganancioso em ser maior que Deus. Por outro lado existem apócrifos que contestam a bíblia sobe a origem do universo, sobre a origem entre o bem e o mal.
Somos a imagem e semelhança de Deus, mas desde a origem somos privados de todo o conhecimento do universo, seres incompletos buscando um sentido para nossas vidas. O Livre Arbítrio nos foi dado, mas será que realmente o desfrutamos? Incomoda-me o fato de que somos apenas cordeiros de Deus que toda nossa vida esta traçada, seus rumos, suas escolhas, suas amizades, trabalho, sua vida.
Deus esta em tudo mais o tudo não esta em Deus, seus méritos se devem a sua força a sua luta, sua queda aos seus erros, se hoje sou o fracasso foi porque me permiti fracaçar, se hoje sou a gloria sem duvida é porque lutei e venci. O tiro vem de onde menos esperamos? Não! Somos-nos que não estamos preparados para recebê-lo. Sua trajetória se deve aos seus passos sua fome se mata pelo teu trabalho. Somos donos da nossa história. Creio que essa é uma das etapas da evolução que Deus espera de todos.
Eu poderia fazer um post enorme sobre minhas visões do universo, a origem do mesmo, o que é o bem? O que é o mal? Mas estas questões serão frutos do próximo post, por hora quero deixar somente as seguintes perguntas:

Porque dois seres evoluídos de tamanha sabedoria e inteligência entraram em conflito?
Se Deus todo poderoso sabia dos dias de hoje porque permitiu a atual calamidade?
Você exerce o seu livre arbítrio ?
Lúcifer é realmente o pai de toda a maldade?


“viva, desenvolva seus dons, ensine”

5 comentários:

  1. Se essa for a definição para 'soberanamente justo e bom', imagine qual é a definição para 'tirano', que é o que esse Deus de certas igrejas me parece?

    Sorte a sua, que conseguiu sair da bolha que tentaram te enfiar e começou a questionar e refletir, Lu, porque a reflexão é a primeira coisa que alguns - quase todos - líderes religiosos tentam manipular (e na maioria das vezes, conseguem). Creio que todo mundo tem que ter alguma coisa pra acreditar, pra não tornar a vida uma experiência insuportável, mas eu também não acredito em um Deus que, se fica irritadinho, manda UM FILHO DELE para um fogo eterno queimar a bunda pra sempre só porque ele foi numa festinha de aniversário, ou cortou o cabelo, ou usou calça justa, ou não casou virgem, ou qualquer uma dessas besteiras que são espalhadas por aí como se fossem palavras do próprio Deus! Será que Deus, com toda a sua onisciência, não conseguiu avaliar suas prioridades, será que não tinha nada mais urgente para dizer para os seres humanos, nada mais importante para se preocupar, vendo seus próprios filhos se matando a cada dia por motivos cada vez mais ridículos, vendo mães matando filhos, vendo pais estuprando filhas, crianças se drogando, vendo essa população mundial nojenta, que não tem valores, não tem ética, não tem integridade moral e, principalmente, não tem amor e nem respeito, nem por si, nem por ninguém e nem por nada (a não ser pelos seus bens materiais).
    Agora, respondendo a uma de suas perguntas: Não, Lu. Definitivamente, o pai de toda a maldade é o ser humano, que tem o famoso livre arbítrio e é dotado de uma ferramenta importantíssima, chamada consciência. Quando os líderes religiosos impõem suas verdades de maneira distorcida e sabendo que estão causando a alienação e o verdadeiro MEDO nos fiéis, e sabendo que muitos dão a vida diariamente em favor do que é dito por eles, pra mim essa é a própria definição da maldade. Algumas pessoas vivem em extrema pobreza, mas algumas delas você nunca vai ver abrindo mão de dar o dinheiro do dízimo para a igreja deitar e rolar na ignorância alheia. Para mim, essa é uma das coisas mais lamentáveis e delicadas que existem, porque mexer nessa ferida é mexer em toda uma questão cultural, de uma nação incapaz de pensar por si própria. Somos os eternos cordeirinhos, quando não de Deus, dos seres humanos poderosos e influentes...


    Parabéns, Lu, pelo post, pelas suas idéias, e por ser a pessoa que você é! Você merece tudo de bom que possa existir nesse mundo, e eu tenho certeza que um Deus (muito diferente desse que falam por aí) vai te proporcionar tudo o que você buscar, porque você é uma pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Humano ou Deus? Difícil responder qual é o mais parvo...
    As pessoas se tornam fracas quando depende de "algo" para arrumar sua vida.
    Deveriamos acreditar mais em nós mesmos para conseguirmos tornar real.
    Se vc estiver triste, vá ouvir sua música predileta...

    As pessoas são o que querem ser!

    *Iamini :D

    ResponderExcluir
  3. Respeito a opnião de todos, e não julgo ninguém pelas mesmas. A crença em Deus existe de todas as formas, e religiões. Qual é a certa, ou a errada, qual prega a verdade, ou a mentira ... ninguém que habita a TERRA vai saber dizer. Se você procura a Deus, da sua forma, sendo certa ou errada, ninguém pode julgar.
    Só acho que não devemos tentar entender os planos e as vontades de Deus. Porque é fácil falar que somos capazes sem ele, que ele não existe. Quando acontece alguma coisa de mal pra você ou pra alguém que você ama, de quem você lembra ? O nome de quem você fala ?

    DEUS EXISTE SIM, você acreditando ou não !

    E ele ta sempre de braços abertos pra você, com um AMOR que nunca ninguém vai conseuir ter maior !

    Precisamos SIM E MUITO de Deus.

    ResponderExcluir
  4. vejo situações divergentes aí...
    mas poderia fazer cada ponto e virgula da Mi as minhas palavras...
    minha formação foi católica desde meu nascimento até os 15 anos, fui legionario e blablabla.. até começarem meus questionamentos sobre a existencia dos seres. busquei respostas em todas as doutrinas cristãs, satanistas à antropocentrismo.
    enfim... talvez nunca encontre as respostas que queira, mas impostas elas não me serão!
    provavelmente vou acreditar onde mais me derem provas tateis da existencia divina.
    "Só acho que não devemos tentar entender os planos e as vontades de Deus." HA!
    cabresto jamais! não sou escravo da vdd mas aceitar sem questionar no no no...

    quanto ao bem ou mal ja foi bem dito pelos comentarios acima tb mas um adendo... acho que estes são julgamentos bem relativos já que nossos dicernimentos são diferentes.
    bom.. gostaria de disertar mais, e com meus pensamentos mais ordem, mas minha chefe chegou e preciso trabalhar uhuhu to escrevendo correndo aqui.
    aguardo o proximo post!

    ResponderExcluir